A Associação Internacional Maylê Sara Kalí, organização da sociedade civil fundada em janeiro de 2009, sem fins lucrativos, se dedica na propagação da história do Povo Romani - os chamados ciganos - do Brasil.
A informação é um instrumento fundamental para superação do preconceito, da discriminação, do racismo e da romafobia.
A Participação e o Controle Socialpara a efetiva execução, com equidade, das políticas públicas setoriais e de direitos.

Acompanhe a Programação. Participe!

CONGRESO INTERNACIONAL DE MUJERES ROMANI/GITANAS: LUCHAS, LOGROS Y DESAFIOS

Del 17 al 19 de agosto de 2022 - Modalidad Virtual

La Asociación Internaciol Maylê Sara Kalí (AMSK/Brasil) en colaboración con Universad Nacional de la Patagonia Austral (UNPA-UARG) y Observatorio de Mujeres Gitanas el CONGRESO INTERNACIONAL DE MUJERES ROMANI/GITANAS: LUCHAS, LOGROS Y DESAFIOS.

Charla inaugural en homenaje al nacimiento de la poeta romani Papusza en 17.08.1908.

Formulario de inscripción: Accede aqui...

Destinatarios: Mujeres gitanas. Activistas feministas. Miembros de la Comunidad Gitana. Docentes. Estudiantes de nivel superior. Gestores, funcionari@s y emplead@s del estado local, provincial, nacional, organismos internacionales.


CRIANÇAS E ADOLESCENTES DE POVOS E COMUNIDADES TRADICIONAIS: HISTÓRIAS, IDENTIDADES, DIREITOS E PERSPECTIVAS INTERCULTURAIS PARA O ATENDIMENTO

Curso de Formação

O Núcleo de Estudos da Infância e da Juventude, do Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares da Universidade de Brasília (NEIJ/CEAM/UnB), em parceria com a Associação Internacional Maylê Sara Kalí, a Escola de Conselhos de Pernambuco e a Universidade Federal Rural de Pernambuco promovem o curso de formação para os atores do Sistema de Garantia dos Direitos da Criança e do Adolescente (SGD).

Evento exclusivo para os Estados: Amazonas, Bahia, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Pernambuco e Distrito Federal.

Público-alvo: profissionais do Sistema de Garantia dos Direitos da Criança e do Adolescente (SGD) e membros de povos e comunidades tradicionais.

Inscrições até 03/06/2021.
Link para Inscrições https://bit.ly/3waz8me

DIA INTERNACIONAL DO POVO ROMANI

8 de abril de 2022
às 8h

Em comemoração ao Dia Internacional do Povo Romani (International Romani Day) Delegadas e Delegados Membros da International Romani Union (IRU), do Brasil e da Argentina, se reúnem para o diálogo sobre os direitos humanos do Povo Romani da América do Sul. Palestrantes: - Elisa Costa, Delegada Membro da IRU, Vice President IRU South America e Presidenta da IRU Brazil Office. - Michel Kriston, Delegado Membro da IRU e Diretor Cultural da IRU Brazil Office. - Aline Miklos, Delegada Membro da IRU Argentina/América do Sul e Membro da Comissão de Cultura da IRU. - Damián Cristo, Membro Delegado da IRU e Presidente da Asociación por los Derechos del Pueblo Gitano/Romani - ZOR na Argentina.
Participe! Faça aqui sua inscrição...
Assista a apresentação Canal AMSKBrasil...

DIA MUNDIAL DA SAÚDE: REFLEXÕES SOBRE A SAÚDE DO POVO ROMANI

7 de abril de 2022
às 14h

A AMSK/Brasil celebra o Dia Mundial da Saúde, 7 de abril, com reflexões sobre a participação e controle social na execução da política de saúde no país:
- Elisa Costa, Vice-Presidenta IRU SulAmerica e Presidenta da AMSK/Brasil.
- Lucimara Cavalcante, Vice-Presidenta da AMSK/Brasil. Mestra em Sustentabilidade junto a Povos e Terras Tradicionais.
- Maria de Fátima Marques, Psicóloga e Especialista em Psicopedagogia e em Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde. Tutora dos cursos de residência multidisciplinar na população do campo e na atenção às equipes de Saúde da Família pela FIOCRUZ.
- Suderlan Sabino Leandro, Professor Doutor em Enfermagem. Docente na Escola Superior de Ciências da Saúde - ESCS.
- Elisabete Martinho, Pedagoga e Especialista em Altas Habilidades/Superdotação. Coordenadora do projeto Sal da Terra em desenvolvimento no Rio de Janeiro.
Participe! Faça aqui sua inscrição...
Assista a apresentação Canal AMSKBrasil...

PROJETO SAL DA TERRA: CAMPANHA DE COMBATE À POBREZA MENSTRUAL

9 de dezembro de 2021.

Projeto Sal da Terra, coordenado por Elisabete Martinho, desenvolvido pela Associação Internacional Maylê Sara Kalí, tem como objetivo a promoção dos direitos humanos. No dia 9 de dezembro de 2021, em Guadalupe, Rio de Janeiro, das 10:00h às 15:00h, realizará ação humanitária de combate à pobreza menstrual. O evento conta com a parceria do Yes! Idiomas Guadalupe, da 6ª Coordenadoria de Assistência Social, da 6ª Coordenadoria Regional de Educação do Rio de Janeiro, e dos Serviços da Clínica da Família Raimundo Alves Nascimento.
A atividade de distribuição de kit absorventes contará com o atendimento aos participantes pelos profissionais dos serviços públicos de assistência social, educação e saúde.
Participe do Projeto Sal da Terra! Ajude-nos nessa campanha de combate à pobreza menstrual.
Não se trata de ideologia e sim de dignidade humana.
Saiba mais sobre o Projeto Sal da Terra. Assista os diálogos...

II CONGRESO INTERNACIONAL: EDUCACIÓN, DERECHOS E IGUALDAD PARA EL PUEBLO GITANO

20 a 21 de outubro de 2021

A Associação Internacional Maylê Sara Kalí - AMSK/Brasil em apoio a promoção do II Congresso Internacional: Educação, Direitos e Igualdade para o Povo Cigano, realizado pelo Observatório de Mujeres Gitanas (Argentina y Brasil), e o Observatorio Gitano de Argentina com a parceria do Instituto de Educação Superior nº 9-009 Tupungato.
O evento oportuniza conhecer os trabalhos de pessoas pertencentes étnicas, das organizações da sociedade civil e instituições governamentais sobre a situação atual do povo romani na Argentina, Brasil, Espanha, Portugal, entre outros países.
Conheça a PROGRAMAÇÃO.
Saiba mais... Assista o II Congresso Internacional:
Dia 20/10 (Manhã) - 09:00h às 14:00h
Dia 20/10 (Tarde) - 15:30h às 19:30h
Dia 21/10 (Manhã) - 09:00h às 14:00h
Dia 21/10 (Tarde) - 15:30h às 19:30h Participação da AMSK/Brasil
Dia 22/10 (Manhã) - 09:00h às 14:00h
Dia 22/10 (Tarde) - 15:30h às 19:00h Participação da AMSK/Brasil

DIÁLOGO SOBRE O PORRAJMOS/SAMUDARIPEN/HOLOKAUSTO ROMANI

02 de agosto de 2021, às 18:00h (horário de Brasília, Brasil)

A Associação Internacional Maylê Sara Kalí - AMSK/Brasil em parceria com o Museu do Holocausto de Curitiba - PR, Brasil, e o Observatorio de Mujeres Gitanas promovem a celebração ao Dia Internacional em Memória do Holokausto Romani.

Palestrantes:
Elisa Costa, Presidenta da Associação Internacional Maylê Sara Kalí - AMSK/Brasil
Carlos Reiss, Coordenador-geral do Museu do Holocausto de Curitiba-PR, Brasil
Vória Stefanovisky, Diretora do Observatório de Mujeres Gitanas/AR e BR
Michel Kriston, Diretor de Cultura da International Romani Union - IRU no Brasil
Intérprete de Libras: Wagner Silva Machado

Participe! Transmissão ao vivo pelos canais:
YouTube canal da AMSK/Brasil
YouTube canal do Museu do Holocausto de Curitiba
Facebook do Observatorio de Mujeres Gitanas

CRIANÇAS E ADOLESCENTES DE POVOS E COMUNIDADES TRADICIONAIS: HISTÓRIAS, IDENTIDADES, DIREITOS E PERSPECTIVAS INTERCULTURAIS PARA O ATENDIMENTO

Curso de Formação

A Associação Internacional Maylê Sara Kalí, a Universidade Federal do Pará, a Escola de Conselhos de Pernambuco, e a Universidade Federal Rural de Pernambuco promovem o curso de formação para os atores do Sistema de Garantia dos Direitos da Criança e do Adolescente (SGD).

Evento exclusivo para os Estados: Amazonas, Pará e Pernambuco.

Público-alvo: profissionais do Sistema de Garantia dos Direitos da Criança e do Adolescente (SGD) e membros de povos e comunidades tradicionais.

Inscrições até 09/08/2021.
Link para Inscrições https://bit.ly/3elI5ka

CONTROLE E PARTICIPAÇÃO SOCIAL - AMSK BRASIL E CAPEMISA SOCIAL

26 de junho de 2021.

A Associação Internacional Maylê Sara Kalí e a CAPEMISA Social promovem o diálogo sobre Controle e Participação Social. A importância da participação nos espaços democráticos de elaboração e discussão das políticas públicas setoriais e de direitos.
Participam do diálogo:
Elisa Costa, Presidenta da AMSK/Brasil
Alessandra Affonso, Assistente Social da CAPEMISA Social
Veruska Vasconcelos, Psicóloga e integrante do Observatorio de Mujeres Gitanas.
Lucimara Cavalcante, Coordenadora do Projeto Kalinka da AMSK/Brasil.

Saiba mais... Assista o webinário... Canal AMSK Brasil do YouTube

CERIMÔNIA DE RECONHECIMENTO PÚBLICO
Em alusão aos 15 anos do Decreto Presidencial que institui o Dia Nacional do Cigano

24 de maio de 2021.

A Associação Internacional Maylê Sara Kalí (AMSK/Brasil) realiza a Cerimônia de Reconhecimento Público em alusão aos 15 anos do Decreto Presidencial de 25 de maio de 2006 que institui o Dia Nacional do Cigano, comemorado no dia 24 de maio de cada ano.
O evento integra as atividades de comemoração do Jubileu 50 anos da International Romani Union - IRU.
Por nós, nossa resistência e nossa memória. Um povo sem memória não conta sua história. Um povo que silencia, autoriza a violência.

Saiba mais... Assista o webinário... Canal AMSK Brasil do YouTube

DIA DA RESISTÊNCIA ROMANI
Comemoração ao dia 16 de maio

16 de maio de 2021.

A Associação Internacional Maylê Sara Kalí (AMSK/Brasil) e o Observatorio de Mujeres Gitanas (ObMG) se unem para contar a história dos Roma e Sinti de resistência, pela revolta na seção de acampamento B II e de Auschwitz-Birkenau, o “acampamento cigano” , marcado pelo dia 16 de maio de 1944.
Por nós, nossa resistência e nossa memória. Um povo sem memória não conta sua história. Um povo que silencia, autoriza a violência.
Saiba mais... Assista o webinário... Canal AMSK Brasil do YouTube

APONTAMENTOS SOBRE O RACISMO EPISTEMOLÓGICO ÉTNICO
Comemoração do Jubileu 50 anos da IRU

29 de abril de 2021.

A Associação Internacional Maylê Sara Kalí (AMSK/Brasil) e o Observatorio de Mujeres Gitanas (ObMG) realizou o webinário de comemoração do Jubileu 50 anos da International Romani Union - IRU, com olhos no futuro e o respeito ao passado, com trabalho no presente e esperança no futuro.
O momento contou com a prestimosa participação de Voria Stefanovsky, Observatorio de Mujeres Gitanas (ObMG) e Elisa Costa, Presidenta da AMSK/Brasil e Delegada Membro da International Romani Union - IRU.

Saiba mais... Assista os diálogos... Canal AMSK Brasil do YouTube

PATRIMÔNIO CULTURAL: MÚSICAS E DANÇAS ROMANI
Comemoração do Jubileu 50 anos da IRU

27 de abril de 2021.

A Associação Internacional Maylê Sara Kalí (AMSK/Brasil) em parceria com Leshjae, Urban Nomads e o Observatorio de Mujeres Gitanas realizou o webinário de comemoração do Jubileu 50 anos da International Romani Union - IRU, com olhos no futuro e o respeito ao passado, com trabalho no presente e esperança no futuro.
O momento contou com a prestimosa participação de Aline Miklos, Diretora Cultural da IRU América Latina; Michel Terkari, Diretor Cultural da IRU no Brasil; Lucimara Cavalcante, Sara Kalí Group/AMSK/Brasil; Sam Cândido, Urban Nomads; Anne Kellen, Leshjae; e José Ruiter, Leshjae.

Saiba mais... Assista os diálogos... Canal AMSK Brasil do YouTube

ESCRITA DESCOLONIALISTA: PENSANDO A EDUCAÇÃO PARA OS PRÓXIMOS 50 ANOS
Comemoração do Jubileu 50 anos da IRU

17 de abril de 2021.

A Associação Internacional Maylê Sara Kalí (AMSK/Brasil) em parceria com o Observatorio de Mujeres Gitanas realizou o webinário de comemoração do Jubileu 50 anos da International Romani Union - IRU, com olhos no futuro e o respeito ao passado, com trabalho no presente e esperança no futuro.
O momento contou com a prestimosa participação de Elisabete Martinho, Pedagoga Especialista em Altas Habilidades/Superdotação e Defensora Romani pelos Direitos Humanos, integrante da AMSK/Brasil; Eliane Godinho, Discente do Doutorado em Estudos Feministas do Centro de Estudos Sociais (CES) da Universidade de Coimbra (Portugal); Veruska Vasconcelos, Psicóloga, Consteladora Familiar, Doula e Educadora Perinatal e Massoterapeuta. Facilitadora dos diálogos Elisa Costa, Presidenta da AMSK/Brasil e Delegada Membro da IRU.

Saiba mais... Assista os diálogos... Canal AMSK Brasil do YouTube

INTERNATIONAL ROMA DAY
Comemoração do Jubileu 50 anos da IRU

8 de abril de 2021.

A Associação Internacional Maylê Sara Kalí (AMSK/Brasil) em parceria com o Observatorio de Mujeres Gitanas realizou o webinário de comemoração ao Dia Internacional do Povo Romani - International Roma Day. Neste dia 8 de abril de 2021, se comemora o Jubileu 50 anos da International Romani Union - IRU, com olhos no futuro e o respeito ao passado, com trabalho no presente e esperança no futuro.
O momento contou com a prestimosa participação de Zoran Dimov, Presidente da IRU; Aline Miklos, Diretora Cultural da IRU América Latina; Michel Terkari, Diretor Cultural da IRU no Brasil; Elisa Costa, Delegada Membro da IRU e Presidenta da AMSK/Brasil; Voria Stefanovsky, Diretora do Observatorio de Mujeres Gitanas (ObMG/Argentina); Alexsandro Castilho, Rom Kaldarash; Elisabete Martinho, AMSK/Brasil; José Ruiter, Leshjae Kumpanja; Anne Kellen, AMSK/Brasil; e Jose Costish Lopez, Presidente da ZOR Argentina.

Saiba mais... Assista os diálogos... Canal AMSK Brasil do YouTube

MULHERES, EDUCAÇÃO E RESISTÊNCIA I 
 Comemoração ao Dia Internacional da Mulher

8 de março de 2021.

A Associação Internacional Maylê Sara Kalí (AMSK/Brasil) e o Observatorio de Mujeres Gitanas (ObMG) promovem diálogos entre Mulheres Romani que nesse 8 de março alçam a voz de nossa história, escrita, falada e de nosso território simbólico, Oprè Romnia!
O momento contou com a prestimosa participação de Elisabete Martinho, Pedagoga Especialista em Altas Habilidades/Superdotação e Defensora Romani pelos Direitos Humanos, integrante da AMSK/Brasil;Voria Stefanovsky, Doutora em Literatura, especialista em Literatura Romani, Diretora do Observatorio de Mujeres Gitanas (ObMG).
Saiba mais... Acesse o canal AMSK Brasil do YouTube. Assista aqui...

DOSTA - BASTA 
 Lançamento da Campanha contra a Violência com as Mulheres Romani

10 de dezembro de 2020.

A Associação Internacional Maylê Sara Kalí (AMSK/Brasil) e o Observatorio de Mujeres Gitanas o lançamento da campanha DOSTA - BASTA alusiva aos "16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres". Campanha contra todo tipo de violência seja produzida pelo racismo estrutural, pelo Estado, pela mídia, pela família ou sociedade em geral..

Saiba mais... Acesse a PROGRAMAÇÃO

Participe! Assista a Transmissão ao Vivo pelo canal AMSK Brasil do YouTube. Acesse aqui...

DIÁLOGOS 
 A Justiça e os Mecanismos de Denúncia e Escuta

1 de dezembro de 2020.

A Associação Internacional Maylê Sara Kalí (AMSK/Brasil) em parceria com o Observatorio de Mujeres Gitanas promovem a atividade "Diálogos" alusiva a campanha 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres.

Participam deste Diálogos:
Priscila Paz Godoy, Msc em Direitos Humanos e Cidadania.
Anne Kellen Cerqueira, Educadora Social, AMSK/AL.
Lucimara Cavalcante, fundadora da AMSK/Brasil, Msc Desenvolvimento Sustentável.
Livia Cristina Marques Peres, Juíza Federal da Seção Judiciária do Amapá, em auxílio a Presidência do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Participe! Assista a Transmissão ao Vivo pelo canal AMSK Brasil do YouTube. Acesse aqui...

Seminário 
 Saúde do Povo Cigano/Romani em Tempo de Pandemia

4 e 5 de novembro de 2020.

A Associação Internacional Maylê Sara Kalí (AMSK/Brasil) em parceria com a Escola de Conselhos de Pernambuco - ECEPE e o Prof. Dr. Suderlan Sabino Leandro realizam o Seminário com o objetivo de promover o debate sobre os desafios e perspectivas da implementação da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Povo Cigano/Romani no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).
No evento será lançado vídeo da Campanha de Atenção Integral à Saúde ao Povo Cigano/Romani elaborada com o apoio do Prof. Suderlan Sabino Leandro e discentes da turma da 3ª série de Enfermagem da Escola Superior de Ciências da Saúde - ESCS.

Participe! Transmissão ao Vivo pelo canal AMSK Brasil do YouTube. Faça a inscrição... FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO

Saiba mais...Acesse a PROGRAMAÇÃO

A AMSK/Brasil agradece a todas e todos que contribuíram para o alcance dos objetivos do Seminário.
Especial agradecimentos:
ao Prof. Dr. Humberto Miranda, Prof. Anderson Silva e Raul da Silva da Escola de Conselhos de Pernambuco pela parceria e apoio técnico na transmissão ao vivo do evento.
ao Prof. Dr. Suderlan Sabino Leandro e aos discentes da turma da 3ª série de Enfermagem - ESCS pela produção dos vídeos educativos.
Saiba mais...
Assista o Vídeo para os Usuários do Sistema Único de Saúde. Usuários do Sistema Único de Saúde (SUS)
Assista o Vídeo para os Profissionais da Saúde Profissionais da Saúde

Assista as palestras realizadas no Seminário:
Dia 4 de novembro, manhã, das 09:00h às 12:20h: Mesas Temáticas - 09:00h às 12:20h
Dia 4 de novembro, tarde, das 14:00h às 18:00h: Mesas Temáticas - 14:00h às 18:00h
Dia 5 de novembro, manhã, das 09:00h às 12:00h: Mesas Temáticas - 09:00h às 12:00h
Dia 5 de novembro, tarde, das 14:00h às 18:00h: Mesas Temáticas - 14:00h às 18:00h

Congreso Internacional Educación, Derechos e Igualdade para el Pueblo Gitano

Del 25 al 30 de septiembre de 2020.
El Observatorio Gitano acompañado por la Universidad Nacional de la Patagonia Austral, Unidad Académica Rio Gallegos, Argentina

Conocer para valorar la diversidad, cuya misión fundamental es poder escuchar la voz de los rom de distintos lugares del mundo, y que tiene como objetivo general crear un espacio de discusión, y reflexión para el abordaje de la situación actual del pueblo gitano a una escala internacional. 

Conocer más... Acceder al PROGRAMA

Aprende más... Mira los videos:
Día 1: VIERNES 25 de Septiembre - 9.00 a 12.40
Día 1: VIERNES 25 de Septiembre - 15.00 a 18.40
Día 2: LUNES 28 de Septiembre - 9.00 a 12.40
Día 2: LUNES 28 de Septiembre - 15.00 a 18.40
Día 3: MARTES 29 de Septiembre - 9.00 A 12.40
Día 3: MARTES 29 de Septiembre - 15.00 a 18.40
Día 4: MIÉRCOLES 30 de Septiembre - 9.00 a 12.40
Día 4: MIÉRCOLES 30 de Septiembre 15.00 a 18.40

Seminário apresentação dos resultados do projeto "Diálogos entre redes e fóruns de promoção e proteção dos direitos da criança e adolescente: perspectivas e desafios a partir da Resolução nº 181/2016 do CONANDA"

Brasília-DF, 3 de julho de 2019.
Sala de múltiplo uso da Promotoria de Justiça de Defesa da Infância e Juventude do MPDFT
SEPN 711/911 Bloco B, Asa Norte, Brasília - DF
  08:30h às 12:30h

A Associação Internacional Maylê Sara Kalí (AMSK/Brasil) em parceria com a Promotoria de Justiça de Defesa da Infância e Juventude do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios realizou Seminário para apresentação dos resultados do projeto "Diálogos entre redes e fóruns de promoção e proteção dos direitos da criança e adolescente: Perspectivas e desafios a partir da Resolução nº 181/2016 do CONANDA".
O projeto Diálogos desenvolvido entre os anos 2018-2019 pela AMSK/Brasil em parceria com o Conselho Nacional dos Direitos da Criança e Adolescente (CONANDA) e Secretaria Nacional dos Direitos da Criança e Adolescente do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, promoveu atividades de formação continuada, mobilização social e pesquisa em cinco locais do país (Brasília – DF, Recife – PE, João Pessoa – PB, Belém – PA e Porto Velho – RO) para a difusão e o aprimoramento das possibilidades de aplicação da Resolução nº 181, de 10 de novembro de 2016, do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (CONANDA).
As atividades realizadas com e sobre o Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente (SGD) destes quatro estados e do Distrito Federal possibilitaram o levantamento de informações sobre as condições reais e as reivindicações de melhorias do atendimento ofertado às crianças e aos adolescentes de povos e comunidades tradicionais, assim como às realidades de vida destes sujeitos junto aos seus grupos étnicos.

Público alvo:profissionais da rede de proteção do Sistema de Garantia dos Direitos das Crianças e Adolescentes; conselheiras/os dos direitos da criança e do adolescente; conselheiras/os tutelares; conselheiras/os de órgãos colegiados das políticas setoriais e dos direitos; discentes; docentes; membros de redes, fóruns e coletivos sociais.

Inscrição antecipada até 1 de julho, número limitado. Acesse o Formulário de Inscrição

Saiba a PROGRAMAÇÃO

Saiba mais... Notícias MPDFT

A AMSK/Brasil agradece a todas e todos que contribuíram pelo êxito do evento.
Saiba mais... AMSKBLOG

Assista o Seminário

Saiba mais... Comissão dos Direitos da Criança e Adolescente da OAB PA

CARTILHA EDUCATIVA DIÁLOGOS Acesse aqui...

RELATÓRIO DOS RESULTADOS DIÁLOGOS. Acesse aqui...

Diálogos entre redes e fóruns de promoção e proteção dos direitos da criança e adolescente: perspectivas e desafios a partir da Resolução nº 181/2016 do CONANDA

Porto Velho, 27 de novembro de 2018.
Auditório da Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional Rondônia
Rua Paulo Leal, 1300, bairro Nossa Senhora das Graças, Porto Velho-RO
  08:30h às 18:00h

A AMSK/Brasil em parceria com o Ministério dos Direitos Humanos celebrado pelo Termo de Fomento nº 852514/2017, realiza o workshop para promover diálogos sobre a aplicação da Resolução nº 181, de 10 de novembro de 2016, do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente – CONANDA, que dispõe sobre os parâmetros para interpretação dos direitos e adequação dos serviços relacionados ao atendimento de Crianças e Adolescentes pertencentes a Povos e Comunidades Tradicionais no Brasil. A melhoria dos serviços oferecidos pelo Sistema de Garantia dos Direitos das Crianças e Adolescentes tem como primeiro desafio repensar, de maneira intercultural e democrática, os fluxos de processos desta rede de proteção para torná-los (todos eles) culturalmente apropriados. Isso somente será possível mediante a promoção de eventos que contribuam ao fortalecimento das capacidades dos atores institucionais.

A realização do evento pela AMSK/Brasil em parceria com a Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional Rondônia, Conselho Nacional dos Direitos da Criança e Adolescente (CONANDA), Secretaria Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente do Ministério dos Direitos Humanos, e Ministério dos Direitos Humanos, realizou no dia 27 de novembro de 2018, o workshop Diálogos entre redes e fóruns de promoção e proteção dos direitos da criança e adolescente: perspectivas e desafios a partir da resolução nº 181/2016 do CONANDA, e o apoio da Casa de Cultura Ilê Asé D’Osoguiã.

Público alvo: profissionais da rede de proteção do Sistema de Garantia dos Direitos das Crianças e Adolescentes; conselheiras/os dos direitos da criança e do adolescente; conselheiras/os tutelares; conselheiras/os de órgãos colegiados das políticas setoriais e dos direitos; discentes; docentes; membros de redes, fóruns e coletivos sociais.

Inscrição antecipada, número limitado. Acesse o Formulário de Inscrição

Saiba a PROGRAMAÇÃO

A AMSK/Brasil agradece a todas e todos que contribuíram pelo êxito do evento.

Saiba mais... AMSKBlog

Saiba mais... Comissão de Direitos Humanos da OAB/RO realiza o evento “Diálogos”


CARTILHA EDUCATIVA DIÁLOGOS Acesse aqui...

RELATÓRIO DOS RESULTADOS DIÁLOGOS. Acesse aqui...

Diálogos entre redes e fóruns de promoção e proteção dos direitos da criança e adolescente: perspectivas e desafios a partir da Resolução nº 181/2016 do CONANDA

Belém - PA, 2 de outubro de 2018.
Auditório da Ordem dos Advogados do Brasil - Seção Pará 
Praça Barão do Rio Branco, 93, Bairro Campina, Belém-PA
  09:00h às 18:00h

A AMSK/Brasil em parceria com o Ministério dos Direitos Humanos celebrado pelo Termo de Fomento nº 852514/2017, realiza o workshop para promover diálogos sobre a aplicação da Resolução nº 181, de 10 de novembro de 2016,do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente – CONANDA,que dispõe sobre os parâmetros para interpretação dos direitos e adequação dos serviços relacionados ao atendimento de Crianças e Adolescentes pertencentes a Povos e Comunidades Tradicionais no Brasil. A melhoria dos serviços oferecidos pelo Sistema de Garantia dos Direitos das Crianças e Adolescentes tem como primeiro desafio repensar, de maneira intercultural e democrática, os fluxos de processos desta rede de proteção para torná-los (todos eles) culturalmente apropriados. Isso somente será possível mediante a promoção de eventos que contribuam ao fortalecimento das capacidades dos atores institucionais.

A realização do evento pela AMSK/Brasil em parceria com Conselho Nacional dos Direitos da Criança e Adolescente (CONANDA), Secretaria Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente do Ministério dos Direitos Humanos, e Ministério dos Direitos Humanos, realizou no dia 2 de outubro de 2018, o workshop "Diálogos entre redes e fóruns de promoção e proteção dos direitos da criança e adolescente: perspectivas e desafios a partir da resolução nº 181/2016 do CONANDA", com a parceria da Comissão de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Pará, o Conselho Estadual de Defesa dos Direitos de Crianças e Adolescentes (CEDCA-PA), a Secretaria de Estado de Assistência Social, Emprego e Renda do Pará, o Fórum Estadual dos Direitos da Criança e Adolescente, e a Casa de Cultura Ilê Asé D’Osoguiã (CCIAO).

Público alvo: profissionais da rede de proteção do Sistema de Garantia dos Direitos das Crianças e Adolescentes; conselheiras/os dos direitos da criança e do adolescente; conselheiras/os tutelares; conselheiras/os de órgãos colegiados das políticas setoriais e dos direitos; discentes; docentes; membros de redes, fóruns e coletivos sociais.


Inscrição antecipada, número limitado. Acesse o Formulário de Inscrição

Saiba a PROGRAMAÇÃO

A AMSK/Brasil agradece a todas e todos que contribuíram pelo êxito do evento.

Saiba mais... AMSKBlog

Saiba mais... Comissão temática da OAB promoveu diálogos acerca da promoção e proteção dos direitos da criança e adolescente

Saiba mais... Comissão de Direitos Humanos da OAB/RO participa do seminário Diálogos, na OAB Pará.

CARTILHA EDUCATIVA DIÁLOGOS Acesse aqui...

RELATÓRIO DOS RESULTADOS DIÁLOGOS. Acesse aqui...

Diálogos entre redes e fóruns de promoção e proteção dos direitos da criança e adolescente: perspectivas e desafios a partir da Resolução nº 181/2016 do CONANDA

João Pessoa-PB, 5 de setembro de 2018.
Auditório 411 do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes da Universidade Federal da Paraíba (CCHLA/UFPB), Campus 1 João Pessoa-PB
Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
  08:00h às 18:00h

A AMSK/Brasil em parceria com o Ministério dos Direitos Humanos celebrado pelo Termo de Fomento nº 852514/2017, realiza o workshop para promover diálogos sobre a aplicação da Resolução nº 181, de 10 de novembro de 2016, do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente – CONANDA, que dispõe sobre os parâmetros para interpretação dos direitos e adequação dos serviços relacionados ao atendimento de Crianças e Adolescentes pertencentes a Povos e Comunidades Tradicionais no Brasil. A melhoria dos serviços oferecidos pelo Sistema de Garantia dos Direitos das Crianças e Adolescentes tem como primeiro desafio repensar, de maneira intercultural e democrática, os fluxos de processos desta rede de proteção para torná-los (todos eles) culturalmente apropriados. Isso somente será possível mediante a promoção de eventos que contribuam ao fortalecimento das capacidades dos atores institucionais.

A realização do evento pela AMSK/Brasil em parceria com a Casa de Cultura Ilê Asé D'Osoguiã (CCIAO), Conselho Nacional dos Direitos da Criança e Adolescente (CONANDA), Secretaria Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente do Ministério dos Direitos Humanos, e Ministério dos Direitos Humanos, realizou no dia 5 de setembro de 2018, o workshop "Diálogos entre redes e fóruns de promoção e proteção dos direitos da criança e adolescente: perspectivas e desafios a partir da resolução nº 181/2016 do CONANDA", com o apoio do Núcleo de Estudos e Pesquisas Afro-brasileiro e Indígena do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes da Universidade Federal da Paraíba (NEABI/CCHLA/UFPB) e do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente da Paraíba (CEDCA/PB).

Público alvo: profissionais da rede de proteção do Sistema de Garantia dos Direitos das Crianças e Adolescentes; conselheiras/os dos direitos da criança e do adolescente; conselheiras/os tutelares; conselheiras/os de órgãos colegiados das políticas setoriais e dos direitos; discentes; docentes; membros de redes, fóruns e coletivos sociais.

Inscrição antecipada, número limitado. Acesse o Formulário de Inscrição

Saiba a PROGRAMAÇÃO

A AMSK/Brasil agradece a todas e todos que contribuíram pelo êxito do evento.

Saiba mais... AMSKBlog

Saiba mais... Casa de Cultura Ilê Asé D'Ossoguiã-CCIAO

CARTILHA EDUCATIVA DIÁLOGOS Acesse aqui...

RELATÓRIO DOS RESULTADOS DIÁLOGOS. Acesse aqui...

Diálogos entre redes e fóruns de promoção e proteção dos direitos da criança e adolescente: perspectivas e desafios a partir da Resolução nº 181/2016 do CONANDA

Recife-PE, 31 de julho de 2018.
Auditório da Biblioteca Setorial Manoel Correia de Andrade da UFRPE
Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
  08:30h às 18:00h

A AMSK/Brasil em parceria com o Ministério dos Direitos Humanos celebrado pelo Termo de Fomento nº 852514/2017, realiza o workshop para promover diálogos sobre a aplicação da Resolução nº 181, de 10 de novembro de 2016, do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente – CONANDA, que dispõe sobre os parâmetros para interpretação dos direitos e adequação dos serviços relacionados ao atendimento de Crianças e Adolescentes pertencentes a Povos e Comunidades Tradicionais no Brasil. A melhoria dos serviços oferecidos pelo Sistema de Garantia dos Direitos das Crianças e Adolescentes tem como primeiro desafio repensar, de maneira intercultural e democrática, os fluxos de processos desta rede de proteção para torná-los (todos eles) culturalmente apropriados. Isso somente será possível mediante a promoção de eventos que contribuam ao fortalecimento das capacidades dos atores institucionais.

A realização do evento pela AMSK/Brasil em parceria com a Escola de Conselhos de Pernambuco, Conselho Nacional dos Direitos da Criança e Adolescente (CONANDA), Secretaria Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente do Ministério dos Direitos Humanos, e Ministério dos Direitos Humanos, realizou no dia 31 de julho de 2018, o workshop Diálogos entre redes e fóruns de promoção e proteção dos direitos da criança e adolescente: perspectivas e desafios a partir da resolução nº 181/2016 do CONANDA, com o apoio da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (CEDCA/PE) e Casa de Cultura Ilê Asé D’Ossaguinã..

Público alvo: profissionais da rede de proteção do Sistema de Garantia dos Direitos das Crianças e Adolescentes; conselheiras/os dos direitos da criança e do adolescente; conselheiras/os tutelares; conselheiras/os de órgãos colegiados das políticas setoriais e dos direitos; discentes; docentes; membros de redes, fóruns e coletivos sociais.

Inscrição antecipada, número limitado. Acesse o Formulário de Inscrição

Saiba a
PROGRAMAÇÃO

Saiba mais... UFRPE abriga diálogo sobre proteção a crianças e adolescentes no próximo dia 31/07

A AMSK/Brasil agradece a todas e todos que contribuíram pelo êxito do evento.

Saiba mais... AMSKBlog

Saiba mais... OAB/RO participa de palestra sobre a aplicação da Resolução 181/2016 do Conanda, em Recife (PE)

CARTILHA EDUCATIVA DIÁLOGOS Acesse aqui...

RELATÓRIO DOS RESULTADOS DIÁLOGOS. Acesse aqui...

Diálogos entre redes e fóruns de promoção e proteção dos direitos da criança e adolescente: perspectivas e desafios a partir da Resolução nº 181/2016 do CONANDA

Brasília-DF, 3 de maio de 2018.
Centro de Excelência de Turismo da Universidade de Brasília (CET/UnB)
Campus Darcy Ribeiro, Asa Norte, Brasília-DF
  08:30h às 18:00h

A AMSK/Brasil em parceria com o Ministério dos Direitos Humanos celebrado pelo Termo de Fomento nº 852514/2017, realiza o workshop para promover diálogos sobre a aplicação da Resolução nº 181, de 10 de novembro de 2016, do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente – CONANDA, que dispõe sobre os parâmetros para interpretação dos direitos e adequação dos serviços relacionados ao atendimento de Crianças e Adolescentes pertencentes a Povos e Comunidades Tradicionais no Brasil. A melhoria dos serviços oferecidos pelo Sistema de Garantia dos Direitos das Crianças e Adolescentes tem como primeiro desafio repensar, de maneira intercultural e democrática, os fluxos de processos desta rede de proteção para torná-los (todos eles) culturalmente apropriados. Isso somente será possível mediante a promoção de eventos que contribuam ao fortalecimento das capacidades dos atores institucionais.

A realização do evento conta com a parceria da Casa de Cultura Ilê Asé D’Osoguinã (CCIAO) e do Centro de Estudos Avançados Multidisciplinar da Universidade de Brasília – DF (CEAM/UnB).

Público alvo: profissionais da rede de proteção do Sistema de Garantia dos Direitos das Crianças e Adolescentes; conselheiras/os dos direitos da criança e do adolescente; conselheiras/os tutelares; conselheiras/os de órgãos colegiados das políticas setoriais e dos direitos; discentes; docentes; membros de redes, fóruns e coletivos sociais.

Inscrição antecipada, número limitado. Acesse o Formulário de Inscrição

Saiba a
PROGRAMAÇÃO

A AMSK/Brasil agradece a todas e todos que contribuíram pelo êxito do evento. Veja as fotos...

Saiba mais... CEAM/UnB.

Saiba mais... AMSKBlog

Saiba mais... Diálogos entre Redes e Fóruns de Promoção e Proteção dos Direitos da Criança e Adolescente

Saiba mais... Comissão de Defesa dos Direitos Humanos da OAB Rondônia participa de evento sobre Direitos da Criança e Adolescente, em Brasília (DF)

CARTILHA EDUCATIVA DIÁLOGOS Acesse aqui...

RELATÓRIO DOS RESULTADOS DIÁLOGOS. Acesse aqui...

Direitos Humanos e Povos Ciganos no Distrito Federal

Brasília-DF, 26 de outubro de 2015.
Ministério Público do Distrito Federal e Territórios - MPDFT
Auditório da Sede do MPDFT, Eixo Monumental, Praça do Buriti, Lote 2, Brasília-DF
  08:30h às 12:00h

O Núcleo de Enfrentamento à Discriminação do Ministério Público do Distrito Federal e Território (NED/MPDFT), em parceria com a Associação Internacional Maylê Sara Kalí (AMSK/Brasil) e organismos do Governo do Distrito Federal, realizou o Seminário com o objetivo de fortalecer as capacidades das/os gestoras/es e servidoras/es públicos do poder executivo, legislativo e judiciário, a fim de desenvolver ações afirmativas permanentes que contribuam para a formação de cultura de respeito, ética e solidariedade entre a população de etnia cigana e os demais grupos sociais.

A AMSK/Brasil agradece a todas e todos que contribuíram pelo êxito do evento. Em especial (i) ao Promotor de Justiça, Thiago André Pierobom de Ávila, Coordenador do Núcleo de Direitos Humanos do MPDFT, e a Kássia Zinato, do Núcleo de Enfrentamento à Discriminação, pela oportunidade de promover o conhecimento sobre as questões afetas aos povos romani quanto a enfrentamentos ao racismo e a violações dos direitos humanos; e (ii)a Profa. Priscila Paz Godoy pelo resultado dos seus estudos e pesquisa como contribuição a elaboração de ações afirmativas de combate ao racismo, ao preconceito e a discriminação.

Saiba mais...

Celebração ao Dia Nacional dos Ciganos

Lançamento da publicação "Ciganos - Documento orientador para os Sistemas de Ensino"

Brasília-DF, 29 de Maio de 2015.
Ministério da Educação
Auditório do Anexo II do Ministério da Educação, subsolo

A Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão do Ministério da Educação (SECADI/MEC) celebrou o Dia Nacional dos Ciganos com o lançamento oficial do documento Ciganos – Documento Orientador para os Sistemas de Ensino, resultado do Grupo de Trabalho (GT-Ciganos), instituído pela Portaria nº 10/2014da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (SECADI) do Ministério da Educação (MEC) para acompanhar a implementação da Resolução CNE/CEB nº 3 de 16 de Maio de 2012 que institui as diretrizes para o atendimento de educação escolar para populações em situação de itinerância, no que se refere às populações ciganas.
Mais um marco histórico no país ao reconhecimento da existênca do Povo Romani (ciganos) como parte do processo civilizatório brasileiro.
Participaram do evento o Procurador Federal Edmundo Antônio Dias Netto Junior; representantes da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial da Presidência da República(SEPPIR/PR), da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR); o Sr. Rui Leandro da Silva Santos, Coordenador-Geral de Apoio a Educação Popular e Mobilização do Ministério da Saúde (MS), e Alvaro Bezerra Pinheiro e Antônio Ferreira, representantes do Departamento de Apoio à Gestão Participativa/SGEP/MS; a Profa. Elenir Alves, Coordenadora do TOPA - Todos pela Alfabetização da Secretaria de Estado de Educação da Bahia; representações do Governo do Distrito Federal das Secretarias de Estado de Educação, das Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos, pesquisadores universitários, e educadores das redes particular e oficial de ensino. O evento também contou com a presença do Deputado Federal João Daniel, e da Deputada Federal Érika Kokay.

AMSK/Brasil - O Blog: Direito dos Povos Romani à Educação - Avançar é preciso

Assista a reportagem da TV Brasil: Cerca de 800 mil ciganos estão espalhados pelo Brasil

Assista a reportagem da UnBTV: Dia Nacional dos Ciganos

Saiba mais... Acesse
Portal MEC: Escolas receberão orientações para atendimento aos ciganos

UNDIME: Escolas receberão orientações para atendimento aos ciganos

EBC Radioagência Nacional:
EBC Radioagência Nacional: MEC recebe plano para melhorar sistema de ensino aos ciganos

Letras e Versos - Celebração ao Dia Nacional dos Ciganos

Mostra Fotográfica

Mulheres Romani (ciganas): Rostos e Identidades

Salvador-BA, 5 a 12 de Dezembro de 2014.
Ministério Público do Estado da Bahia (MP BA)
Auditório Afonso Garcia Tinoco, 5ª Avenida nº 750 - Centro Administrativo da Bahia

A Associação Internacional Maylê Sara Kalí (AMSK/Brasil) em parceria com o Grupo de Atuação Especial em Defesa da Mulher (GEDEM) do Ministério Público do Estado da Bahia, coordenado pela Dra. Márcia Regina Teixeira Ribeiro, Promotora de Justiça titular da 12ª Promotoria de Justiça da Cidadania, e o apoio da ONU Mulheres, realizou a mostra fotográfica montada a partir do acervo fotográfico da AMSK/Brasil e da generosa contribuição das famílias Dantas, Castilho, Chagas, Durdevic, Fernandes, Frediani, Iovanovitchi, Rocha, Rolim, Silva e Vidal. A Mostra tem o objetivo de revelar a força, as identidades e a diversidade das mulheres romani do Brasil, mostrando um pouco de sua história, de suas dores, conquistas, alegrias e lutas.
A AMSK/Brasil agradece o prestimoso apoio e reconhecimento ao trabalho desenvolvido, e a todos e todas que contribuíram para o êxito do evento.

Leia as matérias:
Mulheres Ciganas: da Tradição ao Feminismo
MP promove mostra fotográfica e palestra sobre luta da mulher cigana no Brasil
Cultura e direitos da mulher cigana no Brasil são debatidos em encontro no MP

Semana Universitária UnB 2014

PROJETO KALINKA - Ciganos na minha escola: Uma história invisível

Brasília - DF, 3 a 7 de Novembro de 2014.
Universidade de Brasília (UnB)

A Associação Internacional Maylê Sara Kalí (AMSK/Brasil) com o apoio do Decanato de Extensão da Universidade de Brasília (DEX/UnB) e da UnBTV realizou na Semana Universitária 2014 o Projeto Kalinkacom atividades educativas, culturais, direitos humanos e justiça com o objetivo de contribuir para o conhecimento das expressões culturais dos Povos Ciganos do Brasil.
A AMSK/Brasil agradece a oportunidade de apresentar ao público participante informações sobre a realidade de vida e as quetões afetas ao preconceito, racismo e discriminação a essa população brasileira de etnia romani (cigana) do país. E especial agradecimentos: (1)a Ph.D. Thérèse Hofmann (Decana de Extensão - DEX/UnB), a Ph.D. Maria Inez Montagner (Diretora de Desenvolvimento e Integração Regional- DDIR/DEX/UnB), a Ph.D. Neusa Meller Maia (Diretora do Centro de Produção Cultural e Educativa - CPCE/UnB), e a Ph.D. Giselda Caixeta (Produtora da UnBTV/CPCE/UnB) pelo reconhecimento aos trabalhos desenvolvidos pela AMSK/Brasil na área de educação popular e educação em direitos humanos, e pelo prestimoso apoio na realização das atividades do Projeto Kalinka; (2)ao Dr. Carlos Alberto de Sousa e Silva Junior (Ouvidor Nacional da SEPPIR/PR), ao Subprocurador da República Luciano Mariz Maia (Procurador Federal dos Direitos do Cidadão Adjunto - PFDC/MPF), ao Procurador da República Edmundo Antonio Dias Netto Júnior (Procurador Regional dos Direitos do Cidadão - PRDC-MG/MPF), e a José Daniel Juarez Rolim (representante de comunidades ciganas de etnia Calon) pelo reconhecimento aos trabalhos realizados pela AMSK/Brasil de defesa dos direitos fundamentais da população brasileira de etnia romani (cigana) do Brasil, e (3)a Ph.D. Delvair Montagner (Diretora do filme documentário Bodas Ciganas), a TVBrasil (filme documentário Ciganos:"Minha pátria é onde estão os meus pés") representada pelo repórter Oussama El Ghaouri e a produtora Débora Brito pelo prestimoso apoio e reconhecimento aos trabalhos realizados pela AMSK/Brasil de contribuir ao conhecimento da história e das expressões culturais dos povos romani (ciganos) do Brasil.
O Projeto Kalinka alcançou os seus objetivos com êxito, e a UnBTV disponibilizará em sua programação de 8 de Novembro de 2014 a 8 de Janeiro de 2015 os filmes documentários que apresentam o cotidiano e a diversidade das expressões culturais dos romani (ciganos) do Brasil e demais países.

Editorial AMSK/Brasil - Semana Universitária UnB/2014
UnBTV - Prazer em Conhecer: Os Direitos Fundamentais dos Povos Ciganos do Brasil
UnBTV - Prazer em Conhecer: Danças Ciganas
UnBTV - Prazer em Conhecer: Exposição Fotográfica Brasil Romani
Programação..

Mostra Fotográfica

Mulheres Romani (Ciganas): Rostos e Identidades

Brasília - DF, 1 de Julho a 2 de Agosto de 2014.
Espaço Galeria, Senado Federal
Praça dos Três Poderes, Anexo I, Brasília - DF

Visando lançar luzes sobre esta realidade, a Associação Internacional Maylê Sara Kalí (AMSK/Brasil) apresenta a Mostra Mulheres Romani (Ciganas): Rostos e Identidades– a primeira do gênero no país. Montada a partir do acervo fotográfico da AMSK/Brasil e da generosa contribuição das famílias Castilho, Chagas, Durdevic, Fernandes, Frediani, Iovanovitchi, Rocha, Rolim, Silva e Vidal. A Mostra tem o objetivo de revelar a força, as identidades e a diversidade das mulheres romani do Brasil, mostrando um pouco de sua história, de suas dores, conquistas, alegrias e lutas. A partir do inestimável apoio da Procuradoria Especial da Mulher do Senado Federal, oferecemos ao público a diversidade de elementos que compõe os rostos e identidades destas mulheres, cidadãs brasileiras de etnia romani.

Exposição quer ajudar a combater o preconceito contra ciganos
Facebook ONU Mulheres Brasil divulgação do evento.
Senadora Vanessa Grazziotin pede respeito à identidade étnica dos ciganos
Construindo uma história real
Exposição Mulheres Ciganas do Brasil - Flickr da Senadora Vanessa Grazziotin>

IV Mostra Nacional de Experiências em Atenção Básica / Saúde da Família

Projeto Kalinka - Danças Ciganas: Saúde, Cultura e Cidadania

Brasília - DF, 12 a 15 de Março de 2014.
Centro Internacional de Convenções do Brasil - CICB

O evento promovido e realizado pelo Ministério da Saúde, recebeu no dia 15 de março de 2014, o Grupo Sara Kalí de danças ciganas que realizou o Projeto Kalinka - Danças Ciganas: Saúde, Cultura e Cidadania. A oficina reuniu mais de 40 profissionais da área de saúde de diversos estados brasileiros. Foi possível fazer um alerta da importância dessa parcela da população brasileira de etnia romani ter acesso a um serviço público de saúde sem a sombra do racismo. Saiba mais...

Projeto Kalinka fortalecendo as políticas públicas

Seminário Estadual de Educação Escolar Cigana

Curitiba - PR, de 24 a 26 de Setembro de 2013.

A AMSK/Brasil em parceria com a Associação de Preservação da Cultura Cigana (APRECI), e a Secretaria Estadual de Educação do Paraná, por intermédio do Departamento da Diversidade (DEDI/SEED-PR), realizou o Projeto Kalinka em apoio ao I Seminário Estadual de Educação Escolar Ciganacom o objetivo de ampliar o diálogo entre lideranças romani e segmentos do poder público para elaborar ações pedagógicas que promovam políticas públicas educacionais com e para as etnias romani na educação básica do estado do Paraná.   Saiba mais...
O Grupo Sara Kalíencantou os participantes realizando a Oficina de Danças Ciganas e apresentação artística com a performance dos ritmos tradicionais do leste europeu.

Brasil Cigano

I Semana Nacional dos Povos Ciganos

20 a 24 de Maio de 2013
Parque de Exposições Granja do Torto, Brasília-DF

A AMSK/Brasil – Associação Internacional Maylê Sara Kalí, a AICROM/Brasil – Associação Internacional da Cultura Romani do Brasil, a ANEC – Associação Nacional das Etnias Ciganas, a APRECI/PR – Associação da Preservação da Cultura Cigana do Paraná, a CEDRO – Centro de Estudos e Discussão Romani e a Leshjae Kumpanja, seis Associações da Sociedade Civil, que lutam pela implementação efetiva das Políticas Públicas no Brasil para os Povos de Etnia Romani (Calon, Rom e Sinti – os assim chamados Ciganos), respeitando suas diferenças e realçando sua união, se juntam para fazer do Dia 24 de Maio, instituído pelo Decreto Presidencial de 25 de Maio de 2006, DIA NACIONAL DO CIGANO, um dia de celebração, luta, ações e informação sobre cidadania. Empenhados nessa construção conjunta e em parceria com o Governo Federal e o Governo do Distrito Federal, para que junto conosco, nos ajudem a construir pontes e derrubar barreiras de séculos de preconceito e discriminação aos Povos Ciganos do Brasil.

O evento alcançou seus objetivos e graças a pessoas que independente dos cargos que ocupam fizeram a diferença em promover e realizar um trabalho de entendimento sobre os direitos fundamentais. As oficinas e rodas de conversas promovidas entre os gestores governamentais e a comunidade cigana presente foi um sucesso. Leia o relatório da AMSK/Brasil...

Momentos de apresentação da identidade de um povo é realizada com a Oficina do Tacho por Nélio Jancovith, de etnia Calderaxa (Kalderash), e representante da Associação Internacional da Cultura Romani (AICROM/Brasil), mostrou ao público a tradição passada e mantida por gerações de sua família. E a Associação Guiemos Kalon de Minas Gerais, representada pelo Sr. Carlos Amaral e Evandro Amaral conversaram em Chib (idioma Calon). Veja a reportagem da TVBRASIL, Dia Nacional do Cigano é comemorado em Brasília - Repórter Brasil (noite).

O Grupo Sara Kalí realizou espetáculo de danças ciganas dos ritmos dos Balcãns, Banjara (Rajastão-Índia), Leste Europeu, Celtas (Irlanda) e Rumba Flamenco que encantou o público presente com sua performance.

A AMSK/Brasil agradece a todas e todos os participantes que contribuiram para o êxito alcançado do evento, em especial a Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR/PR) pela efetivação da pauta das Políticas Públicas para os Povos Ciganos do Brasilreconhecido como um marco histórico neste país.

SE O CAMINHO É LONGO, NÃO SE DEVE ANDAR SOZINHO
Kana te keraves o lungo drom, nastik te phirel korkoro- Lovara
Cana o drom si lungo, naxtis te piras corcorro– Calderaxa
O drom si dur... nastik te djas korkorro– Matchuaia
Suete calon guiemos pra angrem–Chib/RN
Udron ungabuti baron non astida miskuda suedi- Chib

Projeto Kalinka fortalecendo as políticas públicas

Projeto Kalinka

Fortalecendo as Políticas Públicas em Defesa dos Direitos dos Povos Romani

19 de Março de 2013

A AMSK/Brasil e a Secretaria Especial de Promoção da Igualdade Racial do Distrito Federal (SEPIR-DF), representada por Patricia Ahualli, Diretora de Comunidade Tradicional e Patrimônio e Material, promoveram a difusão da história e da cultura romani (cigana) com a realização do Projeto Kalinka – Ciganos na minha escola: Uma história invisívelaos gestores públicos da Administração Regional de Sobradinho, e da Secretaria de Estado da Educação.

Chá Cigano Dia Internacional da Mulher

Chá Cigano

Comemoração ao Dia Internacional da Mulher

16 de Março de 2013

O evento foi um sucesso! O público presente teve conhecimento dos contos e poemas passados pela oralidade – interpretados por Andrea, Uliane e Cristiane -, das danças ciganas apresentadas pelo Grupo Sara Kalí, e da exposição fotográfica Mulheres Romá: Um Rosto, Uma Identidade[composta pelas imagens de Sergio Aires (Porto/Portugal, sitio http://vimeo.com/41012479), Adalrich Malzbender (Alentejo/Portugal, sitio http://adalrichmalzbender.com), Ana Ruas Alves (Coimbra/Portugal), Bruno Gonçalves (Coimbra/Portugal), Flávio Jóse de Oliveira (Natal-RN/Brasil), Anne Kellen (Maceió-AL/Brasil), e da AMSK/Brasil] com as imagens que demonstram a realidade do cotidiano de jovens e mulheres que lutam contra os estereótipos a elas designados, bem como pela manutenção de sua expressão cultural através dos tempos. A homenagem de Júnia Puglia, um conto que emocionou a todas e todos participantes.

Projeto Kalinka AMSK/Brasil

Projeto Kalinka

Fortalecendo as Políticas Públicas em Defesa dos Direitos dos Povos Romani

13 de Março de 2013

A AMSK/Brasil e a Secretaria Especial de Promoção da Igualdade Racial do Distrito Federal (SEPIR-DF) celebram a parceria em prol da difusão da história e da cultura Romani (cigana) com a realização do Projeto Kalinka – Ciganos na minha escola: Uma escola invisívelaos seus colaboradores e aos gestores públicos da Secretaria de Estado da Educação e da Secretaria de Estado da Mulher. Essa iniciativa voluntária da AMSK/Brasil com os gestores públicos do Distrito Federal tem como objetivo fortalecer as políticas públicas em defesa dos direitos humanos dos Romani residentes no Estado. A AMSK/Brasil e a Secretaria Especial de Promoção da Igualdade Racial do Distrito Federal (SEPIR-DF) corroboram que a informação é um instrumento fundamental contra o preconceito e a discriminação afetos a esse povo, sob forma de minimizar o racismo institucional.

Chá Cigano

2 de Fevereiro de 2013

Nossos agradecimentos a todas e todos que contribuíram para o êxito do evento, em especial aos que fizeram doações de panos de prato e vestimentas para recém nascidos. Os participantes tiveram conhecimento dos contos romani, saborearam a culinária típica, e participaram com alegria da oficina de dança cigana com ritmos do leste europeu. A exposição fotográfica Ciganos Entre Amigoscomposta pelas imagens de Sergio Aires (Porto/Portugal, sitio http://vimeo.com/41012479), Adalrich Malzbender (Alentejo/Portugal, sitio http://adalrichmalzbender.com), Ana Ruas Alves (Coimbra/Portugal), Bruno Gonçalves (Coimbra/Portugal), Flávio Jóse de Oliveira (Natal- RN/Brasil), e Anne Kellen (Maceió-AL/Brasil), promoveram ao público presente a reflexão sobre a pobreza, o preconceito, a discriminação e a exclusão social do povo romani no Brasil e no mundo.
O evento contou com a participação do Secretário de Estado, Viridiano Custódio de Brito ( Secretaria Especial da Promoção da Igualdade Racial do Distrito Federal - SEPIR DF), Patrícia de Lira Ahualli (Diretora de Comunidade Tradicional e Patrimônio e Material/SEPIR DF), e da Deputada Federal Érika Kokay que manifestaram o apoio a difusão da cultura romani como forma de a informação diminuir o preconceito e a discriminação a esse povo.
O Grupo Sara Kalí e Aluna(os) finalizaram o evento com a alegria das danças ciganas bailadas pelos ritmos jazz manouche, nawari, e rumba gitana.

Programa Brasil Romani Eu Sou

Curso Culinário
2 de Dezembro de 2012

O curso culinário de geléias de frutas promovido pela Cozinha dos Vurdónsfoi um sucesso! Alcançou seus objetivos, o de levar conhecimento sobre a história e modo de preparar as receitas passadas de geração a geração.

Veja a matéria no nosso caderno digital.

Chá Cigano

10 de Novembro de 2012

Evento de divulgação do espaço cultural da AMSK/Brasil e do programa de ação afirmativa Brasil Romani Eu Soucom a arrecadação de panos de prato a serem doados as mulheres romani que vivem de suas vendas para sustento de suas famílias. Saiba mais...
Nossos agradecimentos aos participantes pela solidariedade na doação realizada. E o bailado do Grupo Sara Kalí com os passos do Leste Europeu animou o público com os acordes dos violinos, cimbalom, acordeon e panderolas.
Saiba mais... Um chá de solidariedade e história.

Inauguração do Espaço Cultural da AMSK/Brasil

20 de Outubro de 2012

No dia 20 de outubro de 2012 aconteceu o evento de inauguração do Espaço Cultural da AMSK/Brasil, com o lançamento da Cozinha dos Vurdóns e do Programa Brasil Romani Eu Sou.
Agradecemos a Deus e a Sara Kalí pelas bençãos depositadas em nosso caminho.

Ciclo de Debates Ciganos: Uma História Invisível

9 e 10 de Abril de 2012

Em comemoração ao Dia Internacional dos Ciganos (International Romani Day), a AMSK Brasil em parceria com a Profª Dra. Rosângela Corrêa, da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília realizaram evento gratuito e aberto ao público em geral, no Auditório da Reitoria - Campus Universitário Darcy Ribeiro - Prédio da Reitoria, 3º andar.
A informação é um instrumento fundamental para superação do preconceito e da discriminação. O objetivo do evento é uma reflexão sobre a (in)visibilidade do povo cigano no cenário socio-político brasileiro, apesar dos registros de ciganos no Brasil desde o século XVI, vindos da Península Ibérica, e participando, portanto, da composição inicial do que viria a ser o povo brasileiro. Os ciganos descendem de uma população mista de origem indo-asiática, e hoje, espalhados no mundo inteiro, são pessoas com história, língua e cultura em comum, ao mesmo tempo, que possuem uma grande diversidade cultural entre eles próprios: Sinti, Calon, Romnichals, Roma, Bashalde, etc. Desejamos contribuir na elaboração de políticas públicas para os ciganos no Brasil a fim de que efetivamente lhes permitam melhorar suas condições de existência e dignidade.
Agradecemos a todas e todos que contribuíram pelo êxito da realização do evento.

Agradecemos a Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial da Presidência da República (SEPPIR/PR), ao Ministério da Educação, e a ONU Mulheres pelo apoio e a participação no evento.

Festa Show Noite Cigana 2011

24 de Setembro de 2011

Agradecimentos a todos que participaram do evento e contribuiram com as doações ao Centro Espírita Aprendizes do Evangelho, Cavalcante - GO. A cada edição o Grupo Sara Kalísurpreende e alegra o público com suas performances, dessa vez apresentou os ritmos jazz manouche e a rumba flamenco.

Projeto Kalinka

Comemoração ao Dia Internacional dos Romani (Ciganos)

6 e 8 de Abril de 2011

O lançamento do Projeto Kalinka em parceria com o Centro de Ensino Fundamental 104 Norte foi um sucesso!
No dia 6 de abril de 2011, as professoras e os professores participaram da palestra de atualização dos conhecimentos sobre a história, a tradição e os costumes dos povos ciganos. No dia 8 de abril de 2011, Dia Internacional dos Ciganos, os professores criaram várias atividades pedagógicas e a história dos povos ciganos passou a ser conhecida por 600 estudantes, bem como a todas as pessoas que participaram do evento. As aulas temáticas motivaram os alunos a degustar o chá cigano, a apresentar os poemas de autoria de Zurka Sbano e Branislawa Wajs, a interpretar a lenda da Cigana Safira e o Morcego de nossa autoria, a escrever belos poemas sobre o Dia Internacional dos Ciganos, e a dançar com o Grupo Sara Kalí.
Os resultados alcançados atestam que a informação é um instrumento fundamental para superação do preconceito e da discriminação.
O Canal E Notícias da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal registrou o evento. Assista o vídeo...
A equipe da Cozinha dos Vurdóns agradece a participação de todas e todos na realização do Projeto Kalinka. Saiba mais...
Acesse o link Projeto Kalinkapara mais informações.

Chá Cigano

23 de Outubro de 2010

Agradecimentos a todas e todos que contribuiram na realização do Chá Cigano em prol do Centro de Ensino Fundamental 104 Norte. E a cada edição o Grupo Sara Kalí surpreende e alegra o público, dessa vez com sua nova pesquisa dos ritmos da dança cigana celta.

Festa Show Noite Cigana 2010

18 de Setembro de 2010

A cada edição uma surpresa. Neste ano o público apreciou, a beira do Lago Paranoá sob o céu estrelado e o brilho da lua, o espetáculo de danças ciganas do Grupo Sara Kalí e alunas(os) com seus convidados especiais Marcelo Brandão e Vinicius Vasconcelos (percussionistas), Malu (dançarina afro-brasileira), Pedro Brandão (contador de história), e Yin Trio - Trio de Violões. <

Slava a Santa Sara Kalí

24 de Maio de 2010

Homenagem a padroeira dos ciganos, Santa Sara Kalí, reuniu na Escola Classe 104 Norte cerca de 200 pessoas que se alegraram com a performance do Grupo Sara Kalí.

Chá Cigano

15 de Maio de 2010

Promovido em prol da Escola Classe 104 Norte, o Chá Cigano contribuiu também para divulgação dos trabalhos de artesãos do Distrito Federal. O bazar de roupas , calçados e bijuterias novos e semi novos, e o delicioso chá cigano (tchayo) servido com tortas foram um sucesso, cuja arrecadação foi doada a Escola Classe 104 Norte. O público se encantou com os relatos da Profª Lucimara sobre os benefícios propiciados pela dança cigana a saúde dos praticantes. O Grupo Sara Kalí alegrou o público com as danças ciganas nos ritmos romeno, rumba gitana, e o jazz cigano.

Festa Show Noite Cigana 2009

26 de Setembro de 2009

Realizado em prol da implementação de biblioteca comunitária do Núcleo Rural Rajadinha I, Planaltina-DF. A promoção do Noite Cigana 2009 propiciou a arrecadação de 350 livros. O público além de apreciar o show do Grupo Sara Kalí de danças ciganas hungara, irlandesa (Celta), espanhola (rumba gitana), e indiana (Banjara), assistiram vídeos informativos sobre Santa Sara Kalí e os ciganos no mundo. Os acordes dos violões do Yin Trio encantaram a platéia, assim como a belíssima performance do Grupo de Ginástica Acrobática do CIEF que retratou o lado circense dos ciganos.