Associação Internacional Maylê Sara Kalí

Defesa dos Direitos Humanos do Povo Romani (ciganos) do Brasil

EVENTOS

Seminário Direitos Humanos e Povos Ciganos no Distrito Federal

Brasília-DF, 26 de outubro de 2015.
Ministério Público do Distrito Federal e Territórios - MPDFT
Auditório da Sede do MPDFT, Eixo Monumental, Praça do Buriti, Lote 2, Brasília-DF
  08:30h às 12:00h

O Núcleo de Enfrentamento à Discriminação do Ministério Público do Distrito Federal e Território (NED/MPDFT), em parceria com a Associação Internacional Maylê Sara Kalí (AMSK/Brasil) e organismos do Governo do Distrito Federal, realizou o Seminário com o objetivo de fortalecer as capacidades das/os gestoras/es e servidoras/es públicos do poder executivo, legislativo e judiciário, a fim de desenvolver ações afirmativas permanentes que contribuam para a formação de cultura de respeito, ética e solidariedade entre a população de etnia cigana e os demais grupos sociais.

A AMSK/Brasil agradece a todas e todos que contribuíram pelo êxito do evento. Em especial (i) ao Promotor de Justiça, Thiago André Pierobom de Ávila, Coordenador do Núcleo de Direitos Humanos do MPDFT, e a Kássia Zinato, do Núcleo de Enfrentamento à Discriminação, pela oportunidade de promover o conhecimento sobre as questões afetas aos povos romani quanto a enfrentamentos ao racismo e a violações dos direitos humanos; e (ii)a Profa. Priscila Paz Godoy pelo resultado dos seus estudos e pesquisa como contribuição a elaboração de ações afirmativas de combate ao racismo, ao preconceito e a discriminação.

Veja as fotos...

Saiba mais...

Celebração ao Dia Nacional dos Ciganos

Lançamento da publicação "Ciganos - Documento orientador para os Sistemas de Ensino"

Brasília-DF, 29 de Maio de 2015.
Ministério da Educação
Auditório do Anexo II do Ministério da Educação, subsolo

A Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão do Ministério da Educação (SECADI/MEC) celebrou o Dia Nacional dos Ciganos com o lançamento oficial do documento Ciganos – Documento Orientador para os Sistemas de Ensino, resultado do Grupo de Trabalho (GT-Ciganos), instituído pela Portaria nº 10/2014da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (SECADI) do Ministério da Educação (MEC) para acompanhar a implementação da Resolução CNE/CEB nº 3 de 16 de Maio de 2012 que institui as diretrizes para o atendimento de educação escolar para populações em situação de itinerância, no que se refere às populações ciganas.
Mais um marco histórico no país ao reconhecimento da existênca dos povos romani (ciganos) como parte do processo civilizatório brasileiro.
Participaram do evento o Procurador Federal Edmundo Antônio Dias Netto Junior; representantes da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial da Presidência da República(SEPPIR/PR), da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR); o Sr. Rui Leandro da Silva Santos, Coordenador-Geral de Apoio a Educação Popular e Mobilização do Ministério da Saúde (MS), e Alvaro Bezerra Pinheiro e Antônio Ferreira, representantes do Departamento de Apoio à Gestão Participativa/SGEP/MS; a Profa. Elenir Alves, Coordenadora do TOPA - Todos pela Alfabetização da Secretaria de Estado de Educação da Bahia; representações do Governo do Distrito Federal das Secretarias de Estado de Educação, das Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos, pesquisadores universitários, e educadores das redes particular e oficial de ensino. O evento também contou com a presença do Deputado Federal João Daniel, e da Deputada Federal Érika Kokay. Veja as fotos...

Assista a reportagem da TV Brasil: Cerca de 800 mil ciganos estão espalhados pelo Brasil

Assista a reportagem da UnBTV: Dia Nacional dos Ciganos

Saiba mais... Acesse
Portal MEC: Escolas receberão orientações para atendimento aos ciganos

UNDIME: Escolas receberão orientações para atendimento aos ciganos

EBC Radioagência Nacional: MEC recebe plano para melhorar sistema de ensino aos ciganos

Portal da Saúde SUS: Escolas públicas receberão orientações para atendimento à população cigana

AMSK/Brasil - O Blog: Direito dos Povos Romani à Educação - Avançar é preciso

Letras e Versos - Celebração ao Dia Nacional dos Ciganos

Mostra Fotográfica

Mulheres Romani (ciganas): Rostos e Identidades

Salvador-BA, 5 a 12 de Dezembro de 2014.
Ministério Público do Estado da Bahia (MP BA)
Auditório Afonso Garcia Tinoco, 5ª Avenida nº 750 - Centro Administrativo da Bahia

A Associação Internacional Maylê Sara Kalí (AMSK/Brasil) em parceria com o Grupo de Atuação Especial em Defesa da Mulher (GEDEM) do Ministério Público do Estado da Bahia, coordenado pela Dra. Márcia Regina Teixeira Ribeiro, Promotora de Justiça titular da 12ª Promotoria de Justiça da Cidadania, e o apoio da ONU Mulheres, realizou a mostra fotográfica montada a partir do acervo fotográfico da AMSK/Brasil e da generosa contribuição das famílias Dantas, Castilho, Chagas, Durdevic, Fernandes, Frediani, Iovanovitchi, Rocha, Rolim, Silva e Vidal. A Mostra tem o objetivo de revelar a força, as identidades e a diversidade das mulheres romani do Brasil, mostrando um pouco de sua história, de suas dores, conquistas, alegrias e lutas.
A AMSK/Brasil agradece o prestimoso apoio e reconhecimento ao trabalho desenvolvido, e a todos e todas que contribuíram para o êxito do evento. Veja as fotos...

Leia as matérias:
Mulheres Ciganas: da Tradição ao Feminismo

MP promove mostra fotográfica e palestra sobre luta da mulher cigana no Brasil

Cultura e direitos da mulher cigana no Brasil são debatidos em encontro no MP

Facebook GEDEM - Grupo de Atuação Especial em Defesa da Mulher

Semana Universitária UnB 2014

PROJETO KALINKA - Ciganos na minha escola: Uma história invisível

Brasília - DF, 3 a 7 de Novembro de 2014.
Universidade de Brasília (UnB)

A Associação Internacional Maylê Sara Kalí (AMSK/Brasil) com o apoio do Decanato de Extensão da Universidade de Brasília (DEX/UnB) e da UnBTV realizou na Semana Universitária 2014 o Projeto Kalinkacom atividades educativas, culturais, direitos humanos e justiça com o objetivo de contribuir para o conhecimento das expressões culturais dos Povos Ciganos do Brasil.
A AMSK/Brasil agradece a oportunidade de apresentar ao público participante informações sobre a realidade de vida e as quetões afetas ao preconceito, racismo e discriminação a essa população brasileira de etnia romani (cigana) do país. E especial agradecimentos: (1)a Ph.D. Thérèse Hofmann (Decana de Extensão - DEX/UnB), a Ph.D. Maria Inez Montagner (Diretora de Desenvolvimento e Integração Regional- DDIR/DEX/UnB), a Ph.D. Neusa Meller Maia (Diretora do Centro de Produção Cultural e Educativa - CPCE/UnB), e a Ph.D. Giselda Caixeta (Produtora da UnBTV/CPCE/UnB) pelo reconhecimento aos trabalhos desenvolvidos pela AMSK/Brasil na área de educação popular e educação em direitos humanos, e pelo prestimoso apoio na realização das atividades do Projeto Kalinka; (2)ao Dr. Carlos Alberto de Sousa e Silva Junior (Ouvidor Nacional da SEPPIR/PR), ao Subprocurador da República Luciano Mariz Maia (Procurador Federal dos Direitos do Cidadão Adjunto - PFDC/MPF), ao Procurador da República Edmundo Antonio Dias Netto Júnior (Procurador Regional dos Direitos do Cidadão - PRDC-MG/MPF), e a José Daniel Juarez Rolim (representante de comunidades ciganas de etnia Calon) pelo reconhecimento aos trabalhos realizados pela AMSK/Brasil de defesa dos direitos fundamentais da população brasileira de etnia romani (cigana) do Brasil, e (3)a Ph.D. Delvair Montagner (Diretora do filme documentário Bodas Ciganas), a TVBrasil (filme documentário Ciganos:"Minha pátria é onde estão os meus pés") representada pelo repórter Oussama El Ghaouri e a produtora Débora Brito pelo prestimoso apoio e reconhecimento aos trabalhos realizados pela AMSK/Brasil de contribuir ao conhecimento da história e das expressões culturais dos povos romani (ciganos) do Brasil.
O Projeto Kalinka alcançou os seus objetivos com êxito, e a UnBTV disponibilizará em sua programação de 8 de Novembro de 2014 a 8 de Janeiro de 2015 os filmes documentários que apresentam o cotidiano e a diversidade das expressões culturais dos romani (ciganos) do Brasil e demais países.

Veja as fotos do evento...

Editorial AMSK/Brasil - Semana Universitária UnB/2014

UnBTV - Prazer em Conhecer: Os Direitos Fundamentais dos Povos Ciganos do Brasil

UnBTV - Prazer em Conhecer: Danças Ciganas

UnBTV - Prazer em Conhecer: Exposição Fotográfica Brasil Romani

Programação..

Mostra Fotográfica

Mulheres Romani (Ciganas): Rostos e Identidades

Brasília - DF, 1 de Julho a 2 de Agosto de 2014.
Espaço Galeria, Senado Federal
Praça dos Três Poderes, Anexo I, Brasília - DF

Visando lançar luzes sobre esta realidade, a Associação Internacional Maylê Sara Kalí (AMSK/Brasil) apresenta a Mostra Mulheres Romani (Ciganas): Rostos e Identidades– a primeira do gênero no país. Montada a partir do acervo fotográfico da AMSK/Brasil e da generosa contribuição das famílias Castilho, Chagas, Durdevic, Fernandes, Frediani, Iovanovitchi, Rocha, Rolim, Silva e Vidal. A Mostra tem o objetivo de revelar a força, as identidades e a diversidade das mulheres romani do Brasil, mostrando um pouco de sua história, de suas dores, conquistas, alegrias e lutas. A partir do inestimável apoio da Procuradoria Especial da Mulher do Senado Federal, oferecemos ao público a diversidade de elementos que compõe os rostos e identidades destas mulheres, cidadãs brasileiras de etnia romani.

01 de Julho - Pronunciamento em plenário da Senadora Vanessa Grazziotin avalia convenções partidárias e divulga exposição de fotografias Mulheres Romani.

Facebook ONU Mulheres Brasil divulgação do evento.

Mulheres Ciganas do Brasil são tema de Exposição no Senado.

Senadora Vanessa Grazziotin pede respeito à identidade étnica dos ciganos

Senadora Ana Amélia Lançamento da Mostra Fotográfica Mulheres Romani (Ciganas): Rostos e Identidades, promovida pela Procuradoria da Mulher

Construindo uma história real

Procuradoria da Mulher do Senado

Exposição Mulheres Ciganas do Brasil - Flickr da Senadora Vanessa Grazziotin>

IV Mostra Nacional de Experiências em Atenção Básica / Saúde da Família

Projeto Kalinka - Danças Ciganas: Saúde, Cultura e Cidadania

Brasília - DF, 12 a 15 de Março de 2014.
Centro Internacional de Convenções do Brasil - CICB

O evento promovido e realizado pelo Ministério da Saúde, recebeu no dia 15 de março de 2014, o Grupo Sara Kalí de danças ciganas que realizou o Projeto Kalinka - Danças Ciganas: Saúde, Cultura e Cidadania. A oficina reuniu mais de 40 profissionais da área de saúde de diversos estados brasileiros. Foi possível fazer um alerta da importância dessa parcela da população brasileira de etnia romani ter acesso a um serviço público de saúde sem a sombra do racismo. Saiba mais...    Veja as Fotos...

Projeto Kalinka fortalecendo as políticas públicas

Seminário Estadual de Educação Escolar Cigana

Curitiba - PR, de 24 a 26 de Setembro de 2013.

A AMSK/Brasil em parceria com a Associação de Preservação da Cultura Cigana (APRECI), e a Secretaria Estadual de Educação do Paraná, por intermédio do Departamento da Diversidade (DEDI/SEED-PR), realizou o Projeto Kalinka em apoio ao I Seminário Estadual de Educação Escolar Ciganacom o objetivo de ampliar o diálogo entre lideranças romani e segmentos do poder público para elaborar ações pedagógicas que promovam políticas públicas educacionais com e para as etnias romani na educação básica do estado do Paraná.   Saiba mais...
O Grupo Sara Kalíencantou os participantes realizando a Oficina de Danças Ciganas e apresentação artística com a performance dos ritmos tradicionais do leste europeu.
 Veja as fotos...

Brasil Cigano

I Semana Nacional dos Povos Ciganos

20 a 24 de Maio de 2013
Parque de Exposições Granja do Torto, Brasília-DF

A AMSK/Brasil – Associação Internacional Maylê Sara Kalí, a AICROM/Brasil – Associação Internacional da Cultura Romani do Brasil, a ANEC – Associação Nacional das Etnias Ciganas, a APRECI/PR – Associação da Preservação da Cultura Cigana do Paraná, a CEDRO – Centro de Estudos e Discussão Romani e a Leshjae Kumpanja, seis Associações da Sociedade Civil, que lutam pela implementação efetiva das Políticas Públicas no Brasil para os Povos de Etnia Romani (Calon, Rom e Sinti – os assim chamados Ciganos), respeitando suas diferenças e realçando sua união, se juntam para fazer do Dia 24 de Maio, instituído pelo Decreto Presidencial de 25 de Maio de 2006, DIA NACIONAL DO CIGANO, um dia de celebração, luta, ações e informação sobre cidadania. Empenhados nessa construção conjunta e em parceria com o Governo Federal e o Governo do Distrito Federal, para que junto conosco, nos ajudem a construir pontes e derrubar barreiras de séculos de preconceito e discriminação aos Povos Ciganos do Brasil.

O evento alcançou seus objetivos e graças a pessoas que independente dos cargos que ocupam fizeram a diferença em promover e realizar um trabalho de entendimento sobre os direitos fundamentais. As oficinas e rodas de conversas promovidas entre os gestores governamentais e a comunidade cigana presente foi um sucesso. Leia o relatório da AMSK/Brasil...

Momentos de apresentação da identidade de um povo é realizada com a Oficina do Tacho por Nélio Jancovith, de etnia Calderaxa (Kalderash), e representante da Associação Internacional da Cultura Romani (AICROM/Brasil), mostrou ao público a tradição passada e mantida por gerações de sua família. E a Associação Guiemos Kalon de Minas Gerais, representada pelo Sr. Carlos Amaral e Evandro Amaral conversaram em Chib (idioma Calon). Veja a reportagem da TVBRASIL, Dia Nacional do Cigano é comemorado em Brasília - Repórter Brasil (noite).

O Grupo Sara Kalí realizou espetáculo de danças ciganas dos ritmos dos Balcãns, Banjara (Rajastão-Índia), Leste Europeu, Celtas (Irlanda) e Rumba Flamenco que encantou o público presente com sua performance. Veja as fotos...

A AMSK/Brasil agradece a todas e todos os participantes que contribuiram para o êxito alcançado do evento, em especial a Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR/PR) pela efetivação da pauta das Políticas Públicas para os Povos Ciganos do Brasil reconhecido como um marco histórico neste país.

SE O CAMINHO É LONGO, NÃO SE DEVE ANDAR SOZINHO

Udron ungabuti baron non astida miskuda suedi- Chib
Kana te keraves o lungo drom, nastik te phirel korkoro- Lovara
O drom si dur... nastik te djas korkorro...– Matchuaia
Cana o drom si lungo, naxtis te piras corcorro– Calderaxa
Suete calon guiemos pra angrem– Shib/RN

Projeto Kalinka fortalecendo as políticas públicas

Projeto Kalinka

Fortalecendo as Políticas Públicas em Defesa dos Direitos dos Povos Romani

19 de Março de 2013

A AMSK/Brasil e a Secretaria Especial de Promoção da Igualdade Racial do Distrito Federal (SEPIR-DF), representada por Patricia Ahualli, Diretora de Comunidade Tradicional e Patrimônio e Material, promoveram a difusão da história e da cultura romani (cigana) com a realização do Projeto Kalinka – Ciganos na minha escola: Uma história invisívelaos gestores públicos da Administração Regional de Sobradinho, e da Secretaria de Estado da Educação. Veja as fotos...

Chá Cigano Dia Internacional da Mulher

Chá Cigano

Comemoração ao Dia Internacional da Mulher

16 de Março de 2013

O evento foi um sucesso! O público presente teve conhecimento dos contos e poemas passados pela oralidade – interpretados por Andrea, Uliane e Cristiane -, das danças ciganas apresentadas pelo Grupo Sara Kalí, e da exposição fotográfica Mulheres Romá: Um Rosto, Uma Identidade[composta pelas imagens de Sergio Aires (Porto/Portugal, sitio http://vimeo.com/41012479), Adalrich Malzbender (Alentejo/Portugal, sitio http://adalrichmalzbender.com), Ana Ruas Alves (Coimbra/Portugal), Bruno Gonçalves (Coimbra/Portugal), Flávio Jóse de Oliveira (Natal-RN/Brasil), Anne Kellen (Maceió--AL/Brasil), e da AMSK/Brasil] com as imagens que demonstram a realidade do cotidiano de jovens e mulheres que lutam contra os estereótipos a elas designados, bem como pela manutenção de sua expressão cultural através dos tempos. A homenagem de Júnia Puglia, um conto que emocionou a todas e todos participantes. Veja as fotos...

Projeto Kalinka AMSK/Brasil

Projeto Kalinka

Fortalecendo as Políticas Públicas em Defesa dos Direitos dos Povos Romani

13 de Março de 2013

A AMSK/Brasil e a Secretaria Especial de Promoção da Igualdade Racial do Distrito Federal (SEPIR-DF) celebram a parceria em prol da difusão da história e da cultura Romani (cigana) com a realização do Projeto Kalinka – Ciganos na minha escola: Uma escola invisívelaos seus colaboradores e aos gestores públicos da Secretaria de Estado da Educação e da Secretaria de Estado da Mulher. Essa iniciativa voluntária da AMSK/Brasil com os gestores públicos do Distrito Federal tem como objetivo fortalecer as políticas públicas em defesa dos direitos humanos dos Romani residentes no Estado. A AMSK/Brasil e a Secretaria Especial de Promoção da Igualdade Racial do Distrito Federal (SEPIR-DF) corroboram que a informação é um instrumento fundamental contra o preconceito e a discriminação afetos a esse povo, sob forma de minimizar o racismo institucional. Veja as fotos...

Chá Cigano

2 de Fevereiro de 2013

Nossos agradecimentos a todas e todos que contribuíram para o êxito do evento, em especial aos que fizeram doações de panos de prato e vestimentas para recém nascidos. Os participantes tiveram conhecimento dos contos romani, saborearam a culinária típica, e participaram com alegria da oficina de dança cigana com ritmos do leste europeu. A exposição fotográfica Ciganos Entre Amigoscomposta pelas imagens de Sergio Aires (Porto/Portugal, sitio http://vimeo.com/41012479), Adalrich Malzbender (Alentejo/Portugal, sitio http://adalrichmalzbender.com), Ana Ruas Alves (Coimbra/Portugal), Bruno Gonçalves (Coimbra/Portugal), Flávio Jóse de Oliveira (Natal- RN/Brasil), e Anne Kellen (Maceió-AL/Brasil), promoveram ao público presente a reflexão sobre a pobreza, o preconceito, a discriminação e a exclusão social do povo romani no Brasil e no mundo.
O evento contou com a participação do Secretário de Estado, Viridiano Custódio de Brito ( Secretaria Especial da Promoção da Igualdade Racial do Distrito Federal - SEPIR DF), Patrícia de Lira Ahualli (Diretora de Comunidade Tradicional e Patrimônio e Material/SEPIR DF), e da Deputada Federal Érika Kokay que manifestaram o apoio a difusão da cultura romani como forma de a informação diminuir o preconceito e a discriminação a esse povo.
O Grupo Sara Kalí e Aluna(os) finalizaram o evento com a alegria das danças ciganas bailadas pelos ritmos jazz manouche, nawari, e rumba gitana. Veja as fotos...

Programa Brasil Romani Eu Sou

Curso Culinário
2 de Dezembro de 2012

O curso culinário de geléias de frutas promovido pela Cozinha dos Vurdónsfoi um sucesso! Alcançou seus objetivos, o de levar conhecimento sobre a história e modo de preparar as receitas passadas de geração a geração.

Veja a matéria no nosso caderno digital.

Chá Cigano

10 de Novembro de 2012

Evento de divulgação do espaço cultural da AMSK/Brasil e do programa de ação afirmativa Brasil Romani Eu Soucom a arrecadação de panos de prato a serem doados as mulheres romani que vivem de suas vendas para sustento de suas famílias. Saiba mais...
Nossos agradecimentos aos participantes pela solidariedade na doação realizada. E o bailado do Grupo Sara Kalí com os passos do Leste Europeu animou o público com os acordes dos violinos, cimbalom, acordeon e panderolas. Veja as fotos...
Saiba mais... Um chá de solidariedade e história.

Inauguração do Espaço Cultural da AMSK/Brasil

20 de Outubro de 2012

No dia 20 de outubro de 2012 aconteceu o evento de inauguração do Espaço Cultural da AMSK/Brasil, com o lançamento da Cozinha dos Vurdóns e do Programa Brasil Romani Eu Sou.
Agradecemos a Deus e a Sara Kalí pelas bençãos depositadas em nosso caminho.
Veja as fotos...

Ciclo de Debates Ciganos: Uma História Invisível

9 e 10 de Abril de 2012

Em comemoração ao Dia Internacional dos Ciganos (International Romani Day), a AMSK Brasil em parceria com a Profª Dra. Rosângela Corrêa da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília realizaram evento gratuito e aberto ao público em geral, no Auditório da Reitoria - Campus Universitário Darcy Ribeiro - Prédio da Reitoria, 3º andar.
A informação é um instrumento fundamental para superação do preconceito e da discriminação. O objetivo do evento é uma reflexão sobre a (in)visibilidade do povo cigano no cenário socio-político brasileiro, apesar dos registros de ciganos no Brasil desde o século XVI, vindos da Península Ibérica, e participando, portanto, da composição inicial do que viria a ser o povo brasileiro. Os ciganos descendem de uma população mista de origem indo-asiática, e hoje, espalhados no mundo inteiro, são pessoas com história, língua e cultura em comum, ao mesmo tempo, que possuem uma grande diversidade cultural entre eles próprios: Sinti, Calon, Romnichals, Roma, Bashalde, etc. Desejamos contribuir na elaboração de políticas públicas para os ciganos no Brasil a fim de que efetivamente lhes permitam melhorar suas condições de existência e dignidade.
Agradecemos a todas e todos que contribuíram pelo êxito da realização do evento.  Veja as fotos...

Agradecemos a Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial da Presidência da República (SEPPIR/PR), ao Ministério da Educação, e a ONU Mulheres pelo apoio e a participação no evento.

Festa Show Noite Cigana 2011

24 de Setembro de 2011

Agradecimentos a todos que participaram do evento e contribuiram com as doações ao Centro Espírita Aprendizes do Evangelho, Cavalcante - GO. A cada edição o Grupo Sara Kalísurpreende e alegra o público com suas performances, dessa vez apresentou os ritmos jazz manouche e a rumba flamenco.

Veja as fotos...

Assista o vídeo...

Projeto Kalinka

Comemoração ao Dia Internacional dos Romani (Ciganos)

6 e 8 de Abril de 2011

O lançamento do Projeto Kalinka em parceria com o Centro de Ensino Fundamental 104 Norte foi um sucesso!
No dia 6 de abril de 2011, os professores participaram da palestra de atualização dos conhecimentos sobre a história, a tradição e os costumes dos povos ciganos. No dia 8 de abril de 2011, Dia Internacional dos Ciganos, os professores criaram várias atividades pedagógicas e a história dos povos ciganos passou a ser conhecida por 600 estudantes, bem como a todas as pessoas que participaram do evento. As aulas temáticas motivaram os alunos a degustar o chá cigano, a apresentar os poemas de autoria de Zurka Sbano e Branislawa Wajs, a interpretar a lenda da Cigana Safira e o Morcego de nossa autoria, a escrever belos poemas sobre o Dia Internacional dos Ciganos, e a dançar com o Grupo Sara Kalí.
Os resultados alcançados atestam que a informação é um instrumento fundamental para superação do preconceito e da discriminação. Veja as fotos...
O Canal E Notícias da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal registrou o evento. Assista o vídeo...
A equipe da Cozinha dos Vurdóns agradece a participação de todas e todos na realização do Projeto Kalinka. Saiba mais...
Acesse o link Projeto Kalinkapara mais informações.

Chá Cigano

23 de Outubro de 2010

Agradecimentos a todas e todos que contribuiram na realização do Chá Cigano em prol do Centro de Ensino Fundamental 104 Norte. E a cada edição o Grupo Sara Kalí surpreende e alegra o público, dessa vez com sua nova pesquisa dos ritmos da dança cigana celta.
Veja as fotos...

Festa Show Noite Cigana 2010

18 de Setembro de 2010

A cada edição uma surpresa. Neste ano o público apreciou, a beira do Lago Paranoá sob o céu estrelado e o brilho da lua, o espetáculo de danças ciganas do Grupo Sara Kalí e alunas(os) com seus convidados especiais Marcelo Brandão e Vinicius Vasconcelos (percussionistas), Malu (dançarina afro-brasileira), Pedro Brandão (contador de história), e Yin Trio - Trio de Violões. Veja as fotos...

Slava a Santa Sara Kalí

24 de Maio de 2010

Homenagem a padroeira dos ciganos, Santa Sara Kalí, reuniu na Escola Classe 104 Norte cerca de 200 pessoas que se alegraram com a performance do Grupo Sara Kalí. Veja as fotos...

Chá Cigano

15 de Maio de 2010

Promovido em prol da Escola Classe 104 Norte, o Chá Cigano contribuiu também para divulgação dos trabalhos de artesãos do Distrito Federal. O bazar de roupas , calçados e bijuterias novos e semi novos, e o delicioso chá cigano (tchayo) servido com tortas foram um sucesso, cuja arrecadação foi doada a Escola Classe 104 Norte. O público se encantou com os relatos da Profª Lucimara sobre os benefícios propiciados pela dança cigana a saúde dos praticantes. O Grupo Sara Kalí alegrou o público com as danças ciganas nos ritmos romeno, rumba gitana, e o jazz cigano. Veja as fotos...

Festa Show Noite Cigana 2009

26 de Setembro de 2009

Realizado em prol da implementação de biblioteca comunitária do Núcleo Rural Rajadinha I, Planaltina-DF. A promoção do Noite Cigana 2009 propiciou a arrecadação de 350 livros. O público além de apreciar o show do Grupo Sara Kalí de danças ciganas hungara, irlandesa (Celta), espanhola (rumba gitana), e indiana (Banjara), assistiram vídeos informativos sobre Santa Sara Kalí e os ciganos no mundo. Os acordes dos violões do Yin Trio encantaram a platéia, assim como a belíssima performance do Grupo de Ginástica Acrobática do CIEF que retratou o lado circense dos ciganos.  Veja as fotos...